Melodrama: dançando a melodia do drama

Humatriz Teatro convida Daniela Carmona (TEPA Itinerante\Cia do Giro) MELODRAMA: dançando a melodia do drama

MELODRAMA: interpretação grandiloquente, virtuosismo e sinceridade; as paixões humanas, a personagem maniqueísta; dramaturgia simples e cenas com muito ritmo; o drama humano cotidiano contrastado com a antiga luta trágica com os deuses; exagero e lágrimas.

MELODRAMA é um módulo que faz parte dos ESTILOS TEATRAIS, curso do currículo do TEPA que contempla 8 estilos das escolas Lecoq-Gaulier (Máscara Neutra, Tragédia Grega, Bufão, Máscaras Larvárias, Shakespeare, Melodrama, Thcekhov & Beckett, Clown).
Na sua adaptação metodológica, DANIELA CARMONA transformou vários exercícios para composição do corpo estilístico – o corpo trágico, o corpo melodramático, etc – utilizando-se de procedimentos técnicos advindos da Análise do Movimento, Ballet Clássico, etc. A abordagem do élan do jogo como chave para a representação é o aspecto que norteia este trabalho.
Aqui o impulso do jogo é utilizado como ferramenta chefe para o tratamento do estilo. Busca-se uma expressão que venha dos materiais criativos e espontâneos da improvisação – amparada por um corpo inteligente e tecnicamente preparado. Técnicas aplicadas: suspensão corporal; pausas e pontos fixos: o diálogo mudo com a plateia; emoções a partir da projeção ou recolhimento do peito para denunciar emoções; oposições corporais e trajetórias indiretas; atitudes-piloto das personagens.

para fazer inscrição CLIQUE AQUI